X Conferência Municipal de Saúde é realizada em Lagoa do Sítio

Data: 05/01/2022

A Secretaria de Saúde de Lagoa do Sítio com o apoio da Prefeitura Municipal, realizou nesta quinta-feira 09 de dezembro, a X Conferência Municipal de Saúde. Este ano o tema escolhido para debater foi: “A Saúde que temos e a saúde que queremos”.

O evento foi realizado na Sede do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e reuniu autoridades, profissionais da área da saúde e comunidade em geral para debater diversos eixos voltados para a saúde do município. Na ocasião também foi realizado um levantamento de propostas que servirão de base para o Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos.

A Conferencia Municipal oportuniza a ampla discussão para melhorar a saúde do município, a Secretária de Saúde Francineda Melo, explica que o momento vai contribuir para trazer essas melhorias.

“Nós precisamos ouvir os usuários da rede municipal de saúde, porque é a partir dessa escuta que temos a oportunidade de levar as demandas de um bairro ou local específico, de identificar os pontos em que precisamos melhorar e manter aqueles que estão dando certo”, disse a Secretária.

A gestão municipal tem feito um importante trabalho na pasta da saúde, o Prefeito Sávio Moura, explica que o caminho para melhorar a saúde é focar na prevenção, o prefeito ainda destaca a relevância da Conferencia para trabalhar uma questão tão importante como saúde.

“Podemos afirmar que o principal desafio do sistema de saúde é trabalhar a prevenção para que a população possa ter uma vida mais saudável. Portanto, encontros como este são muito importantes para todos nós”, frisa o gestor.

Além do Prefeito Sávio Moura, estavam presentes na Conferência a Primeira Dama Joelma Luz, Vice-prefeito Isauri Moura, Vereadores Chico do Valdemar, Antônio Baguim e João Adaildo, Secretários de Saúde Francineda Melo, Assistência Social Márcia Cristina, Secretária de Educação Antônia Evaneide, Secretária Cultura, Esporte e Lazer Luisa Soares, Secretário de Agricultura Raimundo Nonato, Secretária de Finanças Antônia Clemência e Controladoria Geral Manoel, Presidente do Conselho Municipal de Saúde Cleia Sousa, autoridades públicas, lideranças comunitárias e profissionais do setor da Saúde Municipal.

A Conferencia Municipal de Lagoa do Sítio ainda foi marcada pela participação da Secretária de Saúde do Município de Francinópolis e representante do Cosems/PI, Dulce Orminda, e da Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa do Sítio e Conferencista Maria do Amparo.